• Rui Mann

Posso ficar lendo o texto do slide?


Lembra-se das apresentações do colégio? Quando íamos apresentar um trabalho, normalmente alguns alunos discorriam sobre determinado assunto enquanto outros liam de cabo a rabo os conteúdos alí escritos, fossem nos slides ou cartazes.


Vinha a dúvida:


"se eu ficar lendo na apresentação, o professor vai pensar que eu não estudei nada e não sei os conteúdos?"

A mesma dúvida se repete entre os adultos nas apresentações para o chefe, na faculdade, para a equipe ou para o cliente. Afinal, ficar lendo os slides tem problema?


Sim, na verdade algumas coisas podem acontecer se, durante a apresentação, você pegar aquele textão e mandar ver:


Em voz alta você provavelmente vai ler mais devagar do que os ouvintes, sendo que muitos inevitavelmente vão terminar o texto antes que você. Esta situação sabota qualquer tipo de surpresa e deve deixar a apresentação monótona o suficiente para ser considerada chata.

Não se esqueça de que quem está te assistindo está ali para te ouvir falar sobre algum assunto, caso contrário iriam ler um livro ou um post no blog da Saturno.. rs..


Se aquele textão projetado não está chamando a atenção, em uma situação em que o espectador não tem a possibilidade de "pular", você está sentenciado-o à uma única atitude: Deixar de prestar a atenção.


"Ok, mas eu não vou ficar lendo tudo, só vou trazer o texto no slide caso me dê um branco na hora e eu esqueça o que tenho para falar.."

Pois então, aí consiste o outro problema: Ninguém consegue prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo. Sua fala e o texto vão ficar concorrendo pela atenção. Manter a atenção já é desafio suficiente em épocas de zap e face e tudo o que você NÃO precisa neste momento é mais uma distração para seus espectadores...


Sobre o "branco" na hora da apresentação, a melhor ajuda que os slides podem te dar é através de tópicos. Apresente um tópico de cada vez para manter os espectadores sempre juntos (deixe oculto e vá liberando a medida que você fala). Assim, se você estudou a apresentação, os tópicos serão suficientes para trazer gatilhos à sua memória sobre o que falar.


Abuse também das imagens (que, sim, valem mais do que mil palavras). Elas vão facilitar na compreensão a respeito do que você está falando e, se forem impactantes, deixarão sua apresentação gravada na memória de cada participante.


Ótimo, mas eu estiver falando de algo mais técnico e precisar passar números precisos e especificações?

Para números, a melhor forma de trazê-los em uma apresentação é através de comparações. Por exemplo, se eu estou falando de área geográfica posso usar "equivalente a 10 campos de futebol". Assim ninguém precisa lembrar que são 7.234.878,87m².


Mas se o desejo for mostrar números exatos, a melhor forma são os gráficos. Falamos um pouco sobre quando usar cada tipo de gráfico neste post.


E os textos?


Devem vir na menor quantidade possível...


Lembre-se que Apresentar não é falar (ou ler) PARA pessoas e sim falar COM pessoas.


A apresentação de sucesso é aquela que engaja os espectadores.


Por hoje é só!




Fonte: SOAP


Saturno Educação

Saturno Educação

Rua Alm. Tamandaré, 500

Alto da XV - Curitiba/PR

CEP: 80040-110

Tel.: 41 9 9139-9696

© 2019 by Saturno.Edu